Prefeitura instala 6 câmeras para evitar incêndios e descarte incorreto de lixo

0
668

Equipamentos estão interligados à central de monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança.

A prefeitura de Rio Claro tem novo reforço para coibir o descarte irregular de materiais e para combater focos de incêndio em áreas verdes. Seis novas câmeras de monitoramento foram instaladas em pontos estratégicos, ampliando os instrumentos do município no trabalho preventivo e de autuação na área ambiental. “Tanto a segurança quanto o meio ambiente são áreas que vêm recebendo atenção redobrada desde o início de nossa administração”, afirma o prefeito João Teixeira Junior. “com as novas câmeras de monitoramento, colocamos mais uma vez a tecnologia e a inteligência a serviço da população e da saúde ambiental”, acrescenta.

“As câmeras foram instaladas em pontos identificados como vulneráveis tanto em caso de incêndios quanto de descarte incorreto de lixo e entulho. Os equipamentos cobrem áreas próximas à floresta estadual. O monitoramento via câmera passa ser feito 24 horas nesses pontos, com a Defesa Civil ganhando mais um recurso para prevenir e identificar focos de incêndio”, explica o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, lembrando que neste período mais seco do ano a DC realiza a operação De Olho na Queimada.

Com relação ao descarte incorreto de materiais, Bellagamba lembra que a prefeitura oficializou neste mês o Pelotão Ambiental da Guarda Civil, focado no combate aos crimes ambientais. “Esse grupo ganha, com as câmeras, uma importante ferramenta na fiscalização do meio ambiente”, completa.

As novas câmeras estão interligadas à central de monitoramento da Guarda Civil. A Defesa Civil está ganhando um link de monitoramento para também acompanhar 24 horas as imagens geradas pelos novos equipamentos.

Além do setor municipal de Segurança, outras áreas da prefeitura também serão beneficiadas pelas novas câmeras, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o departamento municipal de Desenvolvimento Urbano, subordinado à Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento. A instalação das câmeras foi feita com recursos do município e atende a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

Com os seis novos equipamentos a prefeitura soma um total de 50 câmeras espalhadas pelo município. Exemplos recentes de novos pontos de monitoramento são os distritos de Assistência e Ajapi. Em janeiro deste o ano Jardim Público ganhou mais uma câmera e pontos de grande concentração de pessoas, como o terminal rodoviário de ônibus intermunicipais, também foram recentemente atendidos com os equipamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui