Rio Claro agora tem abrigo para animais de grande porte

0
701

Iniciativa da prefeitura é marco nas ações de bem-estar animal no município.

A prefeitura de Rio Claro coloca em operação na próxima terça-feira (28) o abrigo municipal para animais de grande porte. Era uma necessidade de muitos anos e, com essa iniciativa, o governo municipal fortalece o serviço de recolhimento de animais soltos nas ruas, atividade que além de fundamental para o bem-estar animal, também é importante para a segurança no trânsito. “Estamos mudando para melhor as condições de atendimento aos animais que são recolhidos por estarem soltos em vias públicas ou por estarem passando por maus tratos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior. “Pela primeira vez a cidade tem um lugar com baias separadas e telhado, capaz de abrigar com conforto estes animais”, acrescenta, reforçando que o município vem investindo nos últimos anos no respeito e cuidado com os animais. No ano passado o prefeito Juninho sancionou a lei que criou o Código de Defesa e Proteção dos Animais, a primeira lei de Rio Claro para tratar do assunto.

O serviço de recolhimento, que vinha funcionando de maneira provisória no município, estava desativado em 2017, quando teve início a atual gestão. Agora, com o abrigo construído no Distrito Industrial, em frente à sede do Centro de Controle de Zoonoses, a prefeitura destina área de dois mil metros quadrados e 13 baias individuais para recolher esses animais, espaço suficiente para que possam se movimentar e se alimentarem no pequeno pasto no pátio.

“É um ganho importante para o município, que passa a contar com mais uma referência no tratamento adequado aos animais”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo José Lemes, o Ricardo Campeão. Além de ficaram protegidos do sol, chuva e frio, no abrigo os animais receberão toda alimentação e cuidados veterinários que precisam. Os que forem vítimas de maus tratos serão colocados para adoção após restabelecerem boas condições de saúde. Nos demais casos, os proprietários têm até dez dias para apresentarem comprovação e fazerem a retirada de seu animal que, caso contrário, também será colocado para adoção. O processo de adoção envolve entrevista com os interessados e visita ao local onde o animal poderá ficar alojado.

De acordo com o departamento municipal de Proteção Animal, é muito importante que os proprietários cuidem de seus animais e não os deixem soltos nas vias e áreas públicas. Além do perigo de acidentes, esse descuido também pode pesar no bolso. Hoje, para retirar o animal recolhido em tutela do município, o proprietário tem que pagar multa de R$ 125,00, além de diária de R$ 10,00. A multa dobra a cada reincidênciaQuem flagrar animais soltos pode ligar para o número 3522-4115. O serviço também atende nos finais de semana para emergências, como flagrantes de animais em situação de maus tratos. Além de cavalos, a prefeitura já recolheu vacas e garrotes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui