Museu do Eucalipto

0
1013

Fundado em 1916 e dividido em 16 salas, reúne o resultado de 39 anos de pesquisas de Edmundo Navarro de Andrade, fundador do então chamado Horto Florestal que passou, em 2000, a ser denominado Floresta Estadual.

A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade fica aberta diariamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Foto: Edmundo Navarro de Andrade.

Endereço: Av. Navarro de Andrade, s/nº – Cep: 13500.970
Informações: 19. 3525-7036

100 anos da Floresta Estadual
1909-2009

Até 2005 a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) de Rio Claro era chamada de Horto Florestal. Com a maioria de sua plantação composta por eucaliptos, a reserva tem cerca de 2.230 hectares.

É formada a partir de uma variedade de eucaliptos que foram trazidos da Austrália por Edmundo Navarro de Andrade. A floresta hoje é área de preservação ambiental, por décadas serviu de extração de madeira para os dormentes das Estradas de ferro da Ferrovia Paulista S/A – Fepasa.

O Horto Florestal de Rio Claro além de ter sido Sede do Serviço Florestal da Cia. Paulista, foi também residência de Navarro de Andrade, centro de pesquisas diversas sobre o eucalipto e local onde esse pesquisador arquivou os resultados de seus trabalhos dando origem ao Museu do Eucalipto (1916).

Entre 1971 e 1998 toda a malha ferroviária paulista foi estatizada e passou a ser denominada Ferrovias Paulistas S.A. (FEPASA). Em 1977, o Horto Florestal de Rio Claro foi tombado pelo CONDEPHAAT, pelo seu potencial histórico, cultural, científico e turístico, além de sua marcante presença no desenvolvimento da silvicultura brasileira.

Em 1998, com a extinção da FEPASA, o Horto de Rio Claro passou a ser uma Unidade de Conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Pelo Decreto Estadual nº 46.819, de 11 de junho de 2002, o antigo Horto Florestal de Rio Claro foi classificado na categoria de Floresta Estadual, que visa: o manejo sustentável dos recursos, a pesquisa e a visitação pública. Desde então, passou a ser chamado de FLORESTA ESTADUAL “EDMUNDO NAVARRO DE ANDRADE” (FEENA), sendo administrado pelo Instituto Florestal (IF) órgão da Secretaria do Meio Ambiente.

Não é permitido:
Atividades com fogo
Pescar, caçar, nadar, coletar ou danificar a vegetação
Alimentar os animais
Andar fora das trilhas ou abrir caminhos alternativos
Causar danos ao patrimônio
Utilizar aparelhos sonoros em alto volume
Jogar o lixo fora das lixeiras
Velocidade acima de 30km/h
Animais domésticos sem coleira ou guia
Comercialização de produtos sem autorização da Administração
Fazer fotos para fins comerciais sem prévia autorização
Desrespeitar os seguranças da Unidade.

Agendamentos:
Segunda à Sexta
8:30 às 11:30h – 13:30 às 16:30h
Feriados e Fins de Semana das 13:30 às 16:30h 

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente – Instituto Florestal

Trecho da carta de Monteiro Lobato sobre a Floresta Estadual

Trecho da Carta que o Escritor Monteiro Lobato enviou a seu amigo Celestino Silveira, também escritor, residente no Rio de Janeiro/ 1945

Monteiro Lobato era amigo de Edmundo Navarro de Andrade. Os dois se conheceram na Academia Paulista de Letras. Navarro de Andrade também era escritor. 

Vá, sem demora. Deixe tudo o que tiver a fazer. Nada de mais inadiável, porque nada de mais precioso você pode realizar nessa sua viagem a São Paulo, senão conhecer o Horto Florestal de Rio Claro.

Tudo mais importa pouco. Aqui você vai encontrar o que não pode ver em parte alguma.

É tudo inédito, tudo gigantesco, tudo majestoso… Se você quer mesmo ter orgulho de ser brasileiro, mas orgulho merecido e justo, então vá a Rio Claro. E na volta siga, siga direitinho para o Rio… Não tem mais nada a devassar quem conheceu a obra maravilhosa de um brasileiro cujo nome tão poucos conhecem: Navarro de Andrade”

Fonte: Jornal Amigos do Horto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui