Bairro Jardim São Paulo

0
74

História dos Bairros

O bairro Jardim São Paulo desenvolveu-se nas terras da antiga Sesmaria do Corumbataí. Até a década de 1940, havia no local uma pequena chácara, onde o proprietário e sua família viviam da agricultura de subsistência e da criação de gado.

Em 25 de Fevereiro de 1958, a pedido do prefeito Augusto Schmidt Filho, foi aprovado o projeto de loteamento do novo bairro Jardim São Paulo. O mesmo já deixava evidente a preocupação com a preservação de áreas verdes. A demarcação dos lotes foi efetuada, porém as primeiras casas só começaram a ser cosntruídas em 1968. Nessa época, o bairro ainda não possuía luz elétrica, água e saneamento básico. Este só viria a ser implantado no final dos anos 80 e inçio dos anos 90, em consequência do aumento de construções residenciais. “Aventureiros”: assim eram chamados os primeiros moradores do bairro, pois utilizavam lamparinas para a iluminação e retiravam a água da lagoa ou de poços. As principais diversões do bairro eram as brincadeiras de “pega” e a lagoa, onde os mais velhos passeavam e pescavam tilápias, traíras e lambaris.

Em 1964, foi construída a Avenida Castelo Branco, cortando o bairro; e, em 1969, instalou-se a Escola Estadual de Primeiro Grau “Prof. Odilon Corrêa”. Na década de 70, instalou-se no bairro a fábrica de cachaça Vila Velha, além da fábrica Art Forma de Madeira, produzindo a princípio tamancos de madeira, os quais foram substituídos, depois, por artefatos de plástico. Hoje, o bairro é estritamente residencial, por força de um Decreto da Câmara Municipal de Rio Claro, proibindo a construção de grandes centros comerciais, de prédios e de pequenas casas, passando a se constituir em um bairro de classe média.

Pedro Henrique Ferreira Costa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui