Visite Rio Claro

CRAS e CREAS Assistência SocialCRAS e CREAS Assistência Social

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

O CRAS é uma unidade Pública Estatal de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social(SUAS). Busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais através do desenvolvimento das capacidades dos atendidos, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania. É uma unidade pública de referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de Proteção Básica do SUAS.

O CRAS atende programas de transferência de renda: Bolsa Família, Renda Cidadã, Benefício de Prestação Continuada(BPC), Programa de Capacitação para o Trabalho.

Horário de atendimento: 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00hs

 

CREAS - Centro de Referência Especializada de Assistência Social

O CREAS é uma Unidade Pública Estatal, faz parte da Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social(SUAS), oferecendo apoio e orientação especializados a indivíduos e famílias vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaça, maus tratos e discriminações sociais.

O trabalho do CREAS baseia-se em:

  • Acolher vítimas de violência;
  • Acompanhar e reduzir a ocorrência de riscos, seu agravamento ou recorrência;
  • Desenvolver ações para diminuir o desrespeito aos direitos humanos e sociais.

 

A Proteção Social Especial deve garantir o acolhimento e desenvolver atenções socioassistenciais a famílias e indivíduos, para possibilitar a reconstrução de vínculos sociais e consquistar o maior grau de independência individual e social. Deve ainda, defender a dignidade e os direitos humanos e acompanhar a ocorrência dos riscos e do seu agravamento. Este campo de proteção na assistência social trabalha com situações pessoais e familiares com ocorrência de agressões que necessitam de atenção especializada.

Os Serviços de Proteção Social Especial devem ser oferecidos de forma continuada a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violações físicas e psíquicas, discriminações sociais e violação aos direitos humanos e sociais.

O CREAS é composto por 5 serviços:

  • Atendimento a Adultos e Idosos vítimas de violência;
  • Atendimento a Crianças, Adolescentes e Pessoas com Deficiência vítimas de violência;
  • Apoio a Entidades de Acolhimento de Crianças, Adolescentes e Idosos, Acompanhamento de Crianças e Adolescentes no Desacolhimento e Descumprimento das Condicionalidades do PETI;
  • Acompanhamento de Adolescentes em Medidas Socioeducativas em LA/PSC;
  • Serviço Especializado em Aproximação Social com Pessoas em Situação de Rua.

 

Qual a diferença entre o CRAS e o CREAS?

O CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam. O CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminiações sociais.

Todas as equipes do CREAS contam com orientação jurídica.

O CREAS atende na Rua 8, 3131 – esquina com a Avenida 42, no Bairro Santana.

Informações: 3523-6439 / 3523-6400

Saiba mais sobre:




Desenvolvimento: Francisco Arisa / Rodrigo Luiz Buzatto

Design Gráfico: Allta Comunicação


Os conteúdos podem ser divulgados, desde que citadas as fontes. Fale com o editor e Anuncie contato@visiterioclaro.com.br
Visite Rio Claro 2005 - 2013. Todos os direitos reservados.