Visite Rio Claro

História do Rio Claro Futebol Clube

1909 - O INÍCIO

O Rio Claro Foot-Ball Club foi fundado em 09.05.1909 por três ferroviários senhores Bento Estevam de Siqueira, Constantino Carrocine e João Lambach, empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e pelo professor Joaquim Arnold, também atleta de futebol, campeão paulista da 1ª. divisão em 1906 pelo SC Germânia, clube dos descendentes de Alemães, hoje é o EC Pinheiros da Capital com atividades amadoras.

A primeira reunião dos fundadores do Rio Claro Foot-Ball Club foi em 09.05.1909 na Avenida 8 n. 2 no centro da cidade. Levado ao conhecimento da imprensa, o jornal O Alpha noticiou a fundação em 19.05.1909.

Este importante jornal que circulou em Rio Claro e interior do Estado de São Paulo, tem no Arquivo Histórico do Município de Rio Claro arquivo completo de 1901 até o primeiro semestre de 1925 depois exemplares avulsos de 1926 a 1927.

Como a AA Ponte Preta de Campinas, Ferroviária de Araraquara, Nacional AC da Capital, EC Noroeste de Bauru, e tantos outros o Rio Claro FC é considerado um clube oriundo de ferrovias.

O nome adotado foi Rio Claro Foot-Ball Club em inglês porque foi Charles Muller, paulistano filho de ingleses que foi estudar na Inglaterra e trouxe o futebol para o Brasil em 1894.

Com o passar do tempo, o nome Rio Claro Foot-Ball Club foi aportuguesado para Rio Claro Futebol Clube, a exemplo de outros clubes brasileiros.

O nome escolhido Rio Claro foi para homenagear a cidade. Quem nasce em Rio Claro é rio-clarense, quem é torcedor do Rio Claro FC é rioclarista.

O prefeito no ano da fundação do Rio Claro FC, 1909 era o Major José Jacinto de Moraes e a cidade possuía quando muito 30.000 habitantes, mesmo levando-se em consideração que os municípios de Itirapina, Ipeúna, Corumbataí e Santa Gertrudes eram distritos de Rio Claro, portanto faziam parte de nossa cidade. 2009, ano do Centenário do Rio Claro FC o prefeito é Palmínio Altimari Filho e a cidade conta com aproximadamente 190.000 habitantes.

Desde a data da fundação utiliza as cores azul e branca em seu uniforme, mantendo firme esta tradição. O primeiro distintivo ou escudo tinha as letras RC para identificação do clube.

Todo clube de futebol tem um mascote para representá-lo. O mascote do Rio Claro FC é o Galo Azul e seu apelido é Azulão.

A PRIMEIRA DIRETORIA EM 1909

A primeira diretoria no ano de 1909 conforme noticiou o jornal O Alpha foi assim constituída:

Presidente: Celso de Lima
Secretário: José da Silveira Franco
Thesoureiro: Américo Mendes
Procurador: Adelino de Oliveira
Capitão: Fulgêncio de Godoy
Vice-Capitão: José Antonio Braga
Fiscais de Campo: Bernardino Brandão e Augusto Bull.


PRIMEIRO CAMPO EM 1909

O primeiro campo que o Rio Claro Foot-Ball Club treinava e mandava os seus jogos era no Bairro Cidade Nova. Alguns esportistas da cidade confirmaram que o campo ficava entre as Ruas 3-B e 4-B, e entre as Avenidas 10-A e l2-A, local que o jornal O Alpha citou inúmeras vezes como sendo no alto do Bairro Cidade Nova. Hoje esse campo não existe mais.

Este fato é inédito na história do Rio Claro FC porque se acreditava que o clube mandava os seus jogos desde a fundação no campo do Grêmio da Cia. Paulista. Com a abertura dos documentos do Arquivo Histórico do Município de Rio Claro, gentilmente pela nova administração municipal principalmente do jornal O Alpha a partir do ano de 1909, constatou-se a novidade.

No ano da fundação o Rio Claro Foot-Ball Club só treinava visando o primeiro jogo. No dia 08.12.1909 era inaugurado o campo no Bairro Cidade Nova, mas para nossa surpresa não foi uma partida de futebol e sim uma grandiosa festa social, local não mencionado, tendo destaque no jornal O Alpha e no periódico O Alvorada que citou que o orador foi o literato Pedro Alcântara.

PRIMEIRO JOGO REALIZADO EM 23.01.1910 NO BAIRRO CIDADE NOVA

Finalmente chegou o dia do primeiro jogo do Rio Claro FC. Tendo em vista ter dificuldades em arrumar adversários por ser um dos primeiros clubes do interior e do Brasil a ser fundado e por dificuldade de locomoção, sendo que o principal meio de transporte no início do século era o trem o clube jogou pela primeira vez em 23.01.19l0 contra o SC Caramuru da vizinha cidade de Cordeirópolis, por onde passava o tronco da linha férrea. Rio Claro FC 2x0.

O jornal O Alpha, caprichosamente deu a escalação dos dois times:

Rio Claro FC de 1910: Alfredo, Dicto e Fernandes, Zico, Martinho e Bull, Constantino, Saturnino, Rêmulo, Godoy e Ferreira.
SC Caramurú de 1910: Moreira, Pedro e Barbosa, Barroca, Horácio e Valério, Sebastião, Taung, Joaquim, Pierroti e Fontes.

Dentre os clubes do futebol profissional do interior de São Paulo e Capital, que estão participando de campeonatos no ano de 2009 da FPF, o mais antigo é a AA Ponte Preta de Campinas de 1900, seguido da AA Internacional de Bebedouro de 1906 e somente depois do Rio Claro FC fundado em 1909 é que aparecem os grandes clubes da capital como SC Corinthians Paulista de 1910, SE Palmeiras de 1914, São Paulo FC de 1935 e do litoral paulista o Santos FC de 1912.

O Rio Claro FC realizou o seu último jogo, primeiro e segundo quadro em 22.03.1914, no campo no Bairro Cidade Nova contra o SC Ausônia, nome de uma grande empresa no ramo de confecções da época que trouxe emprestado vários atletas titulares do SC Corinthians Paulista.

Por trazer jogadores do Corinthians julgamos que era um campo bem arrumado e com vários titulares do time mosqueteiro o SC Ausônia ganhou do Rio Claro FC por 4x3. Vamos divulgar a escalação do primeiro quadro de cada time.

1. quadro do Rio Claro: Rio Claro, Leite, Ribeiro e João Gemignani, Achilles e Brandão, Fulgêncio, Dario, Joaquim Arnold, Nenê e Titão.
1. quadro do SC Ausônia: Casimiro I, Fulvio e Casimiro II, Américo, Bianchi e César, Manoel e Apparício, Amílcar, Peres e Cotó.

A imprensa da época dava tanto valor aos jogos tanto do primeiro e do segundo quadro, que ao divulgar o evento somava o resultado das duas partidas, neste jogo então não sabemos quanto foi cada partida individualmente. Depois de um tempo começou a separar os resultados.

Curiosidade: O goleiro do Rio Claro FC nesse jogo tinha o apelido de Rio Claro, após pesquisas chegou-se a conclusão que se tratava do esportista Aníbal Jorge que também era ciclista e competia fora de nossa cidade, ganhando o apelido.

O Rio Claro FC treinou e jogou no campo no Bairro Cidade Nova desde a fundação em 1909 até 22.03.1914, quando realizou sua ultima partida.

Tendo em vista o futebol ganhar impressionante popularidade no cenário paulista e brasileiro o Rio Claro Foot-Ball Club solicitou à diretoria do Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, que cedesse o clube para mandar os seus jogos no local, por ser um recinto fechado e localizado na área central da cidade.

Após algumas exigências por parte da diretoria do Grêmio que constam no Livro Ata do próprio Grêmio à diretoria Rio Claro FC, que as aceitou, foi autorizado. Uma das exigências para justificar a cessão foi que passasse a ser chamado de Rio Claro Foot-Ball Club, do Grêmio.

PRIMEIRA PARTIDA REALIZADA NO GRÊMIO EM 1914

Após um longo período de treinamentos e tendo realizado um amistoso contra o SC Flor da Mocidade em 10.05.1914, no empate de 1x1, um clube também de Rio Claro, cujo campo ficava no Alto da Santa Cruz, mas não era campo do Grêmio, finalmente o Rio Claro FC convidou o XV de Piracicaba para o jogo inaugural.

Para o grande evento de 16.08.1914, um domingo, pagou quatro grandes anúncios durante a semana no jornal O Alpha para divulgar o match, palavra inglesa que quer dizer jogo, muito usado na época.

Terça-feira, 18.08.1914 o jornal divulgou em suas palavras em grande estilo. “No match de foot-ball realisado ante-hontem nesta cidade entre o Club 15 de Novembro de Piracicaba e o Rio Claro Foot-Ball Club, do Grêmio, sahio vencedor este victorioso por 8 goals a 1, conseguindo o primeiro team 4 a 0 e o segundo team 4 a 1. O match foi abrilhantado pela banda musical do Grêmio”. O jornal não deu a escalação dos times.

A entrada custou 500 réis em benefício da sociedade Amparo aos Lázaros.

No dia 20.09.1914 chegou à vez de enfrentar o famoso SC Germânia ex-clube de Joaquim Arnold, um dos fundadores e agora atleta do próprio Rio Claro Foot-Ball Club. Após destaques especiais antes e depois do jogo no jornal, foi divulgado o placar. 1x1. Gol do Rio Claro marcado por Joaquim Arnold.

No ano de 1915 pela primeira vez o Rio Claro Foot-Ball Club participa de um campeonato oficial. Foi fundada a Liga Regional D’Oeste de São Paulo, mas o jornal não citou qual cidade ficava a Liga. Participaram o Rio Claro FC, Ideal Club de São Carlos, White Team de Campinas, Araraquara College, AA Bebedourense e Jaboticabal Atlético. Olhando os resultados tivemos uma participação regular, e o jornal não mencionou quem foi o campeão.

O jornal divulga que no ano de 1915 foi criado o time Juvenil do Rio Claro Foot-Ball Club.

No ano de 1916 o time não participa de nenhum campeonato oficial, porem é um ano para jamais ser esquecido.

INAUGURAÇÃO DA ARQUIBANCADA NO GRÊMIO EM 1916

No dia 27.08.1916 é inaugurada oficialmente uma linda e moderna arquibancada no campo do Grêmio construída às expensas da diretoria do Rio Claro FC com enorme destaque na imprensa rio-clarense porque recebemos a visita para uma partida da AA das Palmeiras, participante da 1ª. divisão do campeonato paulista e campeão de 1915, pela A.P.E.A. - Associação Paulista de Esportes Athléticos.

Rio Claro FC 1x0. Renda do jogo 748$500 (setecentos e quarenta e oito mil e quinhentos réis).

Para conhecer a arquibancada do Grêmio em 1916 na Internet acesse o site Google. Na coluna pesquisa escreva Centenário de Rio Claro parte 4, e em um filme de 9 minutos em um evento referente aos 100 anos da cidade de Rio Claro em 1927, aparece a linda arquibancada.

RIO CLARO FC x SC CORINTHIANS PAULISTA EM 1916

No dia 25.12.1916 dia de Natal a diretoria do Grêmio da Cia. Paulista realiza um grande festival e agenda uma partida entre o Rio Claro Foot-Ball Club e o campeão paulista da 1ª. divisão o SC Corinthians Paulista, que veio a Rio Claro pela primeira vez. 3x2 Corinthians.

Rio Claro FC: Tarante, Oscar e Ribeiro, João Gemignani, Lydio Camparoto, Collabone e Dario, Bento, Tonico, Nenê e Coli.
SC Corinthians Paulista: Casemiro I, Fulvio e Casemiro II, Pollici, Plínio, César e Américo, Constantino, Amílcar, Marconi e Néco.

RIO CLARO FC x PALESTRA ITÁLIA - HOJE S.E. PALMEIRAS EM 1917

Continuaram os jogos amistosos e dentre eles o realizado em 15.04.1917 foi o mais importante de todos porque o Rio Claro FC recebeu a visita do Palestra Itália, hoje Sociedade Esportiva Palmeiras, sendo recebido com todas as honrarias possíveis. Palestra Itália 2x0. Por se mostrar um clube simpático foi convidado e voltou várias vezes nos anos seguintes.

Pela vitória o senhor José Castellano ofereceu como prêmio ao Palestra Itália uma chique medalha de ouro com quatro brilhantes com elegante gravação simbólica.

Rio Claro FC: Laudelino, Paschoal e Oscar, Collabone, Lydio Camparoto, João Gemignani e Gino, Bento, Nenê, Jonas e Dictinho. Capitão: Nenê - Reservas: Pessenda e Paulo.
Palesta Itália: Flosi, Grimaldi e Bianco, Piccagli, Bertolini, Fabbi e Caetano, Ministro, Ettore, Orlando e Martinelli. Capitão: Bianco – Reservas: Forte II e Machelli.

No dia 08.12.1917 a APEA – Associação Paulista de Esportes Athléticos da Capital aceita o Rio Claro FC como federado, ou como filiado.

Em 06.03.1918 o jornal noticiou a criação do time Infantil do Rio Claro Foot-Ball Club.

As atividades esportivas a partir de setembro de 1918 foram suspensas por medo da gripe espanhola que estava matando pessoas no Brasil.

Em 1919 a A.P.E.A. realizou pela primeira vez o Campeonato do Interior, oficial, sistema eliminatório e incluiu o Rio Claro Foot-Ball Club. C.A. Pirassununguense por 1x0.

Prosseguimos em 1919 com importantes amistosos, porque enfrentamos o XV de Piracicaba em Piracicaba 2x1 Rio Claro, Comercial FC em Ribeirão Preto 2x1 Rio Claro, Guarani FC de Campinas em Rio Claro, 4x1 Guarani e AA Ponte Preta em Rio Claro. Rio Claro 1x0.

TROFÉU INESQUECÍVEL – UM GRANDE RELÓGIO DE PAREDE

Um jogo amistoso que merece destaque foi o realizado em 31.08.1919 contra o Rio Branco FC da Vila Americana hoje é o Rio Branco EC da cidade de Americana. Rio Claro 2x0 e pela vitória foi premiado pelo comerciante senhor Carlos Elias Cassab com um grande relógio de parede, de dar corda e passados 90 anos, encontra-se na Secretaria do Clube, incrível, funcionando.

RIO CLARO FC CAMPEÃO DE 1921 – O PRIMEIRO TÍTULO

No ano de 1921 sagrou-se campeão pelo Campeonato do Oeste, seu primeiro título, ganhando como prêmio a taça Porto Ferreira e o segundo quadro também campeão ganhou a taça Liga Rioclarense.

Alguns clubes desconhecidos do público de hoje participaram desse campeonato como o EC Contadoria de Araraquara, Imperial FC de Taquaritinga, EC 7 de Setembro de Matão, Paulista FC de Rio Claro e outros.

ELENCO DO RIO CLARO FC CAMPEÃO DE 1921

Laudelino, Savoy (goleiros), Hermógenes, José Jonas Hebling, Nenê, Romeu, Gino Capelo, Dario, Bertolozzi, Pilla, Dictinho, Santilli, Polletti, Tuta, Peta, Lemenhe, Conrado Hebling, Olívio, Gancho, João Gemignani, Nico, Juca, Petrone, José Colabone, Lemenhe, Lopes, Arnold, Tarcísio, Sabiá, Totó, Cazuza e Franco.

Em 1921 o Rio Claro Foot-Ball Club nome em inglês que ainda predominava na época era tão famoso que a Cia. Castellões de Cigarros da Capital introduzia dentro dos maços de cigarros figurinhas com as fotos dos atletas, as originais doadas pelo senhor Wahib Hussni, in memorian após 88 anos estão preservadas e pertencem ao acervo do clube.

O Rio Claro FC em 1921 introduz a ginástica obrigatória três vezes por semana aos seus atletas.

Em 20.03.1921 aqui em Rio Claro ganhou do Paulista FC de Jundiaí por 1x0 pelo Campeonato do Interior, organizado pela APEA, mas o jogo foi anulado, por invasão de campo e agressões por parte da torcida. O Rio Claro FC foi suspenso por seis meses, o Paulista FC considerado vencedor, a diretoria não gostou e dez dias depois se retirou da APEA. Depois voltou.

O Rio Claro FC foi o campeão da Zona Alta Paulista do Campeonato do Interior de 1922, organizado pela A.P.E.A. – Associação Paulista de Esportes Atléticos, porque ainda não existia a Federação Paulista de Futebol, com a participação em nossa zona do XV de Piracicaba, União Agrícola Barbarense, e outros.

RIO CLARO FC x SANTOS FC EM 1922

Chegou a hora do Rio Claro FC no dia 18.06.1922 de enfrentar o já famoso Santos FC. Recebeu convite e foi até a Vila Belmiro. Vitória do Santos FC 5x2.

Santos FC: Bálio, Paulino e Bilú, Rosa, Gama e Zéca, Martin, Chico, Constantino, Muller e Edgar.
Rio Claro FC: Laudelino, Jonas e Romeu, Colabone, Nenê e Gino Capello, Petroni, Gancho, Juca, Lemenhe e Zaia.

Árbitro do jogo: Raimundo Ferreira. Estava em disputa a Taça Cia. Castellões de Cigarros.

O Rio Claro FC mandou os seus jogos de 1914 ao ano de 1930 no campo do Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia. Paulista e em algumas partidas no ano de 1931.

INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO EM 1931 - HOJE ESPAÇO LIVRE-CENTRO

No começo do ano de 1931 após esforço enorme da diretoria o Rio Claro FC finalmente conclui a construção de seu moderno estádio em estilo inglês, que não mais existe, onde hoje fica o Espaço Livre-Centro. A prefeitura cedeu o terreno e o clube arcou com o arruamento e com todas as despesas da construção. Registrado em Ata os detalhes da construção.

O moderno estádio para a época foi inaugurado em 1931, mas por falta de jornais da época e outros registros não conseguimos saber com exatidão com qual clube o estádio foi inaugurado.

O Rio Claro FC após estupenda participação no Campeonato Regional organizado pela APEA Associação Paulista de Esportes Atléticos no ano de 1931 sagrou-se o grande campeão da 5ª. região.

O Rio Claro FC segue sua trajetória vitoriosa nas décadas seguintes, inclusive enfrentando grandes clubes brasileiros, como sempre fez desde a sua fundação.

RIO CLARO FC x SÃO PAULO FC EM 1938

Por ter se sagrado Tri-Campeão pelo campeonato organizado pela Liga Regional Rioclarense nos anos de 1935-1936-1937 o Rio Claro FC convidou o então novato São Paulo FC fundado em 1935 para um jogo festivo que aconteceu em 20.02.1938. Resultado 3x3.

Rio Claro FC: Miguel, Junqueira e Tó, José Traina (Guerino Guerra), Carritel Reginato, José Cresta, Lázinho e Nelson, Cambuy, Luizito Reginato, e Ruy (Durce) – Técnico: Antenor dos Santos, o popular Guácho.
São Paulo FC: Caxambu, Sydnei, (Aníbal) e Bruno, Cozinheiro, Damasco e Felipelli, Ministrinho, Milani, Elyseo, Carioca e Junqueirinha. Técnico: Tito Rodrigues.

O Rio Claro utilizou o antigo Estádio Municipal onde está situado hoje o Espaço Livre-Centro de 1931 até 1972.

INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DR. AUGUSTO SCHMIDT FILHO

Em 28.01.1973 era inaugurado o Estádio Dr. Álvaro Perin, posteriormente através do decreto 2.263 de 12.05.1977, assinado pelo prefeito Nevoeiro Junior o estádio passa a se chamar Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho.

O jogo inaugural foi contra o SC Corinthians Paulista que ganhou por 2x1. Os gols foram marcados pela ordem Tião Marino e Rivelino pelo Corinthians e Sérgio Moraes para o Rio Claro.

Rio Claro FC: Tonho, Elói e Jurandir, Aroldo, Foguinho e Poióca, Cardosinho, Gustavo, Carlos Franck, Sérgio Moraes e Canhoto. Técnico: Norberto Lopes.
SC Corinthians Paulista: Ado, Zé Maria e Baldochi, Luiz Carlos, Tião e Miranda, Vaguinho, Mirandinha, Tião Marino, Rivelino e Marco Antonio.

A partir do ano 2000 com o técnico Paulo Roberto e com o comando de José Carlos Baungartner que em 2003 se tornaria Presidente, juntos mudaram o perfil do Rio Claro FC, inclusive da torcida onde após algumas pesquisas sérias na cidade demonstrou o aumento impressionante de seus torcedores em sua maioria jovens.

Mas foi no ano de 2001 que começou a nova fase do clube com um time que seria a base de importantes conquistas nos próximos anos. Nesse ano O Rio Claro FC foi o vice-campeão paulista da série B-2.

RIO CLARO FC - CAMPEÃO PAULISTA DE 2002 - SÉRIE B-1

No ano de 2002, na série B-1, foi o grande momento do clube por tornar-se o Rio Claro FC Campeão Paulista de futebol, ao ganhar na última partida aqui na cidade de Rio Claro no dia 24.11.2002 por 3x0 do Guaratinguetá EC.

A ultima partida da série A-3 realizada no dia 19.06.2005 contra o XV de Jaú em Jaú, quando o Rio Claro FC ganhou no minuto final por 2x1, gol de Luciano Gigante consolidou a firmeza da equipe nas competições e passamos para a série A-2.

Neste mesmo ano após sensacional participação na Copa Federação Paulista de Futebol onde tivemos o melhor numero de pontos no campeonato infelizmente em Rio Claro no dia 27.11.12005 perdemos do EC Noroeste por 4x2, mas por sermos o vice ganhamos o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da série C do ano de 2006.

Na série A-2 de 2006 mantendo a base do time anterior realizamos um campeonato maravilhoso e ao derrotar a SE Palmeiras B em 20.05.2006 no Parque Antártica por 2x0 finalmente conseguimos chegar ao tão sonhado Paulistão, a elite do futebol paulista.

Há um divisor na história do Rio Claro FC antes e depois da Rede Vida de Televisão. Antes um time respeitado e conhecido no Estado de São Paulo. Com a transmissão ao vivo de inúmeros jogos desde o ano de 2001, ficou conhecido no Brasil inteiro.

PAULISTÃO 2007 - SONHO REALIZADO

Estreamos no Paulistão de 2007 enfrentando grandes clubes da capital onde conseguimos bons resultados principalmente contra a SE Palmeiras no Parque Antártica onde em 17.02.2007 empatamos em 1x1.

Por termos conseguido a 12ª. posição no Paulistão de 2007 ganhamos o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série C no segundo semestre deste mesmo ano, que não disputamos em 2006 porque estávamos reformando o estádio para o paulistão de 2007 e deixamos a vaga para o Grêmio Barueri.

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE C - 2007

No Campeonato Brasileiro de Futebol da série C de 2007, organizado pela CBF, na primeira fase fizemos um excelente campeonato.

Observem a nossa classificação na primeira fase do Campeonato Brasileiro: Rio Claro FC 9 pontos, Volta Redonda FC-RJ com 8 pontos, Friburguense AC-RJ com 7 pontos e o EC Noroeste de Bauru com 6 pontos.

Na segunda fase com uma campanha regular não conseguimos prosseguir no campeonato.

A diretoria do Rio Claro FC mantém arquivo com as filmagens de todos os jogos realizados, em todos os campeonatos, inclusive dos jogos das categorias de base. Quem desejar adquirir cópia de algum dos jogos como lembrança comparecer à Secretaria do Clube.

A TV Galo Azul no site oficial do clube www.rioclarofc.com.br disponibiliza após os jogos, os melhores momentos e os gols, para você torcedor do Rio Claro FC e esportistas em geral.

RIO CLARO FC NO PAULISTÃO 2008

No Paulistão de 2008, até que o time foi bem nas primeiras partidas, não conseguimos nos manter e ficamos entre os quatro últimos e fomos rebaixados para a série A-2. Mas tivemos o gosto de enfrentar todos os times grandes. Perdemos do São Paulo FC no Morumbi por 3x1, empatamos com a SE Palmeiras em Rio Claro em 1x1, com o Santos FC também em Rio Claro em 1x1 e engrossamos com SC Corinthians no Morumbi quando perdemos por 1x0.

Porém três fatos importantes marcaram este Paulistão. No dia 27.01.2008 quando o Rio Claro FC enfrentou a Associação Portuguesa de Desportos no empate em 1x1, tanto a Rede Globo de Televisão Internacional, como a Rede Bandeirantes de Televisão Internacional levaram as imagens do jogo ao vivo para a Europa e demais países do mundo.

O segundo fato foi que os jogos do Rio Claro FC foram televisionados diretamente pelas TVs a cabo. Durante esses jogos tivemos o capricho de percorrer os bairros da cidade onde constatamos os bares sintonizando os jogos com grandes aglomerações, mostrando o interesse dos torcedores.

A exemplo do Paulistão de 2008, no Paulistão de 2009 o Rio Claro FC teve uma das melhores rendas comparando com os demais times do interior divulgado pela própria Federação Paulista de Futebol.
COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR - 2008-2009

Um dos maiores orgulho dos clubes do interior é sediar um dos grupos da Copa São Paulo de Futebol Junior, porque normalmente recebe a visita de grandes clubes brasileiros na categoria Sub-18 com a presença maciça dos torcedores da cidade e da região.

O Rio Claro FC após ser reconhecido pela Federação Paulista de Futebol como um clube em ascensão no cenário paulista conseguiu sediar por dois anos consecutivos esta Copa. No primeiro ano 2008 enfrentamos a SE Palmeiras, empate em 1x1. No segundo ano 2009 o Rio Claro FC enfrentou o São Paulo FC e perdeu por 1x0.

Jogos televisionados ao vivo para o Brasil inteiro, ficaram em nossas lembranças os belos espetáculos apresentados pelos times que participaram desse campeonato, principalmente pelo São Paulo FC em 2009 porque ao conseguir classificação para a fase seguinte prosseguiu seus jogos na cidade de Rio Claro.

2009 - ANO DE NOSSO CENTENÁRIO

Em 2009, ano de nosso Centenário na série A-2 estamos disputando um bom campeonato e dentre 20 participantes o Rio Claro FC conseguiu a 4ª. posição e vamos disputar a final com o Atlético Monte Azul, Flamengo de Guarulhos e o CA Taquaritinga.- Escrevemos esta história antes do início do quadrangular.

Elenco do ano de 2009: Sidney, Thiago Rocha, Wagner e Fernando (goleiros), Nélinho, Carlos César, Toninho, Danilo Avelar, Jesiel, Pereira, Luizão, Macaé, Nando, Léo Cruz, Anderson, Lucas Madalosso, Cassiano, Marquinhos, Ivan Paraná, Araújo, Cinézio, Leandro Kível, Jorge, Murilo Moreno, Maicon, Bruno Luiz, Bruno Silva, Henrik, Lucas Alemão, Matos, Rodriguinho, Adriano, Juliano, Juninho Ferrari e Daniel Baroni.

Técnico: Nelson Colombini Filho, conhecido por Karmino Colombini
Auxiliar-técnico: Paulino Mac-Laren, ex-Santos FC
Diretor de Futebol: O internacionalmente conhecido César Sampaio
Gerente de Futebol: Wellington Santos de Oliveira, conhecido por Biro
Secretária Especial da New Time e do Rio Claro FC: Eliane Maria Murbach Ragonha

QUADRO COM AS CONQUISTAS MAIS IMPORTANTES

- Campeão da Liga Oeste do Estado de São Paulo em 1921
- Campeão da Cidade Invicto de 1921
- Campeão da Zona Alta Paulista do Campeonato do Interior pela A.P.E.A. de 1922
- Bi-campeão invicto da cidade de 1922
- Campeão do Torneio Eliminatório Regional de 1922
- Campeão da Zona Paulista do Campeonato do Interior pela LAF de 1928
- Campeão da 5ª. Região do Campeonato do Interior pela A.P.E.A. de 1931
- Campeão pela Liga Regional Rioclarense de 1933 ao lado do Comercial FC de Araras.
- Tri-Campeão pela Liga Regional Rioclarense de 1935-1936-1937
- Campeão Invicto da Cidade de 1939
- Campeão Amador de Futebol de Rio Claro em 1940-1941-1942-1943-1946-1948-1959-1963-1964.
- Campeão da 18ª. Região de 1942 do Campeonato do Interior pela Federação Paulista de Futebol
- Bi-campeão da 18ª. Região de l943 do Campeonato do Interior pela Fed. Paulista de Futebol
- Campeão Municipal Extra de Futebol de 1945
- Campeão da 18ª. Região do Campeonato do Interior em1945 pela Federação Paulista de Fut.
- Campeão Invicto da 7ª. Região 1ª Zona em 1946 do Campeonato Amador do Interior da F.P.F.
- Vice-campeão da 3ª. divisão de profissionais de 1971 pela Federação Paulista de Futebol
- Vice-campeão da 2ª. divisão de profissionais de 1973 pela Federação Paulista de Futebol
- Vice-campeão paulista da série B-2 de 2001 pela FPF com direito ao acesso à série B-1.
- Campeão Paulista de 2002 da série B1, com direito ao acesso à série A-3.
- Conquista ao acesso à serie A-2 no ano de 2005 ao ganhar do XV de Jaú por 2x1.
Vice-campeão da Copa FPF em 2005 ganhou o direito de disputar o Brasileiro da série C.
- Conquista ao acesso à série A-1 no ano de 2006 ao ganhar da SE Palmeiras B por 2x0.
12. colocado no Paulistão 2007 ganhou o direito de disputar o Brasileiro da série C.

GALERIA DOS PRESIDENTES DESDE 1909

O Rio Claro FC teve 37 presidentes de 1909 a 2009 ao longo dos 100 anos de história. Na era romântica do futebol o mais importante foi Antonio Padula Neto e na era do profissionalismo foi José Carlos Baungartner pelas conquistas durante a sua gestão.

José Geraldo Tomazella, bateu o recorde de permanência no cargo, 12 anos seguidos nos tempos difíceis, mas nunca abandonou o seu time de coração e é um dos mais lembrados.

Não figura na Galeria dos Presidentes, a foto e o nome do senhor Celso de Lima, porque recentemente tivemos acesso ao jornal O Alpha de 1909 no Arquivo Histórico do Município de Rio Claro, onde está registrado que ele foi o primeiro presidente. Por ter sido o primeiro presidente seu nome ficará em destaque neste memorial.

O atual diretor senhor Klebs de Moura e Silva merece destaque, porque foi o mais dedicado de todos os tempos, quase 50 anos consecutivos no cargo.

O MAIOR ARTILHEIRO E O MAIS IMPORTANTE

O maior artilheiro do Rio Claro FC de todos os tempos foi o atacante Fortunato Catuzzo, o Nato, que jogou de 1940 a 1953, estimamos mais de 200 gols porque os jornais da época muitas vezes não mencionavam quem fez os gols. Fizemos esta estimativa pela média dos gols em que os jornais o citou, comparando com os outros atacantes.

O mais importante atleta de todos os tempos foi o goleiro Augusto Reginato, o Ducho que jogou de 1937 a 1950, no Rio Claro FC, em jornadas inesquecíveis e ainda porque junto com os seus irmãos Luizito, Carritel e José Reginato, todos atletas, foram fiéis e enalteceram o clube durante suas vidas.

O ATLETA MAIS LEMBRADO PELOS TORCEDORES

Vamos homenagear todos os atletas que passaram no Rio Claro FC nestes 100 anos na figura do atleta mais lembrado pelos esportistas e principalmente pelos torcedores do Rio Claro FC. Rubinho Pinhatti, que jogou de 1958 a 1972, quando se despediu dos gramados recebendo inúmeros presentes em 09.04.1972 em um amistoso entre o Rio Claro FC 1x1 C.A. Juventus-SP.

Carlos Trindade, meio de campo nos anos 50 e 60 não deve ser esquecido. Na época atual vamos destacar Luciano Gigante, pela participação em importantes nas conquistas.

Todos os demais atletas desde 1909 serão homenageados ao serem mencionados na Coluna Resultados e Elencos em nosso site: www.memorialrioclarofc.com.br e em nosso livro.

TÉCNICOS QUE MERECEM DESTAQUE

Os técnicos que merecem destaque são: Antenor dos Santos, conhecido por Guácho, Norberto Lopes, conhecido por Queijinho, Antonio dos Santos Nascimento, conhecido por Tonho e Paulo Roberto Santos, que levou o time da 5ª. para a 1ª. divisão do futebol paulista.

Todos os demais desde 1909 são lembrados em nossa história, pois estão mencionados em nosso site e livro.

ENTIDADES QUE APOIAM A DIRETORIA DO RIO CLARO FC

Várias entidades apóiam a diretoria do Rio Claro FC através de voluntários. Sociedade Amigos do Rio Claro FC, Grupo de Apoio do Memorial do Rio Claro FC e as organizadas Torcida Sangue Azul, Torcida Galo Azul, Torcida Garra Azul e Torcida Carcaça Azul.

NEW TIME SPORTS – MARKETING ESPORTIVO

No dia 06.11.2006 a diretoria do Rio Claro FC, seguindo tendência mundial fez parceria com a New Time Sports – Marketing Esportivo que tem como sócio majoritário o coreano senhor Hei Suk Yang conhecido como Charles Yang. O senhor Teddy Sidany Coutinho é o Gerente Geral. Jorge Luiz Silvestre é o responsável pela administração do estádio.

Ao contrário de outras parcerias, esta empresa tem administrado bem o clube, apesar das dificuldades financeiras que o mundo está enfrentando, refletindo no Brasil, está fazendo de tudo para que o time volte à elite do futebol paulista.

SEDE SOCIAL - CLUBE ÁGUAS DO RIO CLARO

Após dedicação e perseverança por parte da diretoria no dia 09.05.1992 foi inaugurada a Sede Social conhecido na cidade como Clube Águas do Rio Claro, em um área de 25.000 metros quadrados, que está localizada no fim da Rua 6, passando o pontilhão do Bairro Cervezon.

A idéia desse clube foi do então diretor Paulo Soares de Carvalho, sob a presidência de José Geraldo Tomazella, mas quem trabalhou incansavelmente para a construção do clube foi os senhores Álvaro Baungartner, in memorian, e o seu filho e também Presidente do clube José Carlos Baungartner.

Este clube tornou-se tão importante na cidade que a Tigre S.A. Tubos e Conexões, firmou parceria com o Rio Claro FC para que os seus funcionários usem o clube.

O Clube possui 3.200 sócios na Categoria Remido “B”. Em algumas partidas do futebol esses sócios tem desconto nos ingressos. Qualquer pessoa da cidade pode se associar.

A HISTÓRIA DO BASQUETE DO RIO CLARO FC

Em 31.05.1939 foi formada a primeira diretoria que se chamava Rio Claro FC – Cestobol, sob a presidência do Sr. Domingos Reginato. Foram formadas três categorias. Masculino, Feminino e Juvenil.

O primeiro jogo foi em Limeira em 07.01.1940 – Nosso Clube 26x37 Rio Claro FC - Cestobol

Conforme livro Ata do Rio Claro FC – Cestobol a inauguração da quadra que ficava onde hoje existe um jardim na Rua 6 com a Avenida 10 no centro ocorreu no dia 04.07.1940 em jogos contra o EC Bandeirantes de nossa cidade. Ficou em atividade até o ano de 1942.

Voltou em 1973 com o nome de Basquetebol, onde na primeira apresentação em 19.05.1973 também jogando em Limeira amistosamente o Rio Claro FC – Baquetebol ganhou da Seleção de Limeira por 67x59. Pouco tempo depois paralisou as atividades.

Em 2003 volta novamente com o nome de Baquete, cuja apresentação do elenco se deu em 09.08.2003 e participou de campeonato oficial representando a cidade com o nome de Rio Claro FC/CBTA/Glarus, onde realizou um bom campeonato.

Nesse ano de 2009 representa novamente a cidade participando de campeonato oficial denominado Novo Milênio, seletivo para a Série A-1 com o nome de Rio Claro FC/Seme.- Quando encerramos esta história era vice-líder do campeonato.

DIRETORIA DO RIO CLARO FC – 2009

No início deste memorial mencionamos a primeira diretoria do Rio Claro FC no ano de 1909. A seguir a diretoria que tomou posse 100 anos depois no dia 1º de janeiro de 2009.

Presidente Executivo: José Carlos Baungartner
Presidentes de Honra: Dr. Álvaro Perin e Dr. Marco Antonio Padula
1º Vice-Presidente: Antonio Carlos Bortolai
2º Vice-Presidente: René Paulo Iost
3º Vice-Presidente: Valdeci Antonio de Almeida
Secretário Geral: Klebs de Moura e Silva
1º Secretário: Dr. Luiz Gonzaga Bovo
Tesoureiro: Wagner Aparecido Baungartner
Departamento Médico: Dr. Renato Romani e Dr. Silvio Carvalho
Departamento de Marketing: Hugo Leonardo Baungartner
Departamento de Patrimônio: Nirlei Baungartner
Diretores de Futebol: César Sampaio e Teddy Sidany Coutinho
Presidente do Conselho Deliberativo: Marcos Antonio Baungartner
Vice-Presidente do Conselho: Fábio Vidal Mina Junior

AGRADECIMENTO ESPECIAL À MÍDIA ESPORTIVA

Ao terminar de escrever a síntese da história de um dos mais importantes clubes paulista, o Grupo de Apoio do Memorial do Rio Claro FC, não poderia deixar de registrar o apoio dado ao clube pela mídia esportiva, principalmente de nossa cidade e da região, sem o qual não teríamos condição de fazê-lo porque as informações foram pesquisadas nos jornais desde 1909 e muitas informações anotadas através dos programas das emissoras de Rádio e Televisão.

ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO

Os documentos que precisávamos para pesquisas estavam interditados ao público, principalmente a partir do ano de 1909, ano da fundação do Rio Claro FC. Com a indicação da nova Superintendente do Arquivo senhora Maria Teresa de Arruda Campos a partir de janeiro de 2009 atendendo nosso pedido gentilmente abriu os arquivos, motivo pelo qual a história do clube foi completada.

Destacamos com maior satisfação os nomes dos funcionários que nos atenderam de forma magnífica sem o qual não teríamos condição das pesquisas.

Kátia Cristina Guidotti, Luiz Gustavo Barrote, Onivaldo Dagnolo, Amilcar Guevara, Gilberto Rossetti, Artur Fernando Carvalho, Aline Picelli, Ibrahim César Nogueira de Souza e Gisele Fernandes.

Grupo de Apoio do Memorial do Rio Claro FC = Rio Claro.SP, 30/abril/2009

Contato: josecarlosarnosti@yahoo.com.br

Fonte: www.rioclarofc.com.br




Desenvolvimento: Francisco Arisa / Rodrigo Luiz Buzatto

Design Gráfico: Allta Comunicação


Os conteúdos podem ser divulgados, desde que citadas as fontes. Fale com o editor e Anuncie contato@visiterioclaro.com.br
Visite Rio Claro 2005 - 2013. Todos os direitos reservados.

http://www.advantachart.com/pics/luminox-qk41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vx43.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qv91.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zt65.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-pe07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uh72.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ap31.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tb44.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vm42.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zx16.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-nf20.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-mm30.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rd31.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rc87.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vu69.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hk51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bi51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vv52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yx69.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-jy34.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dy32.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xn83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bi02.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tu10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xn96.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vl25.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xr69.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gv39.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-iy68.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ui67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ss31.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ng78.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uc25.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ii33.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-km98.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-wo83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-mh58.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-eq81.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bz51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fr72.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-kd82.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lz60.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gc56.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ll95.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zd94.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-kz84.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yp75.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ho36.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ze73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rf57.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hc07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-an42.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-my76.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ms57.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qd68.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hv52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uh03.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zx28.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-by30.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ih99.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fi91.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-pj04.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zp41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zk18.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-jw03.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bx73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xq67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-el30.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hw08.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ro77.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tj45.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-av82.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-og92.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ck39.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gt10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-co41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ki67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ld83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qj03.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ce52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lv94.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-on60.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-tr44.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-nt44.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dn73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ni40.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vq64.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gw47.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uz88.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-il60.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yg07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ll07.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-cp85.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-kh13.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-iw79.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xi52.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xi46.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bp66.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rj65.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fr39.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yt63.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lf17.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qu35.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-we83.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dz29.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-cj47.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-fo59.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ay67.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-qa93.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ve71.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ih63.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-aa04.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-dm61.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-uk75.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-bj10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vw57.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-vk14.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-hl10.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zv64.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-gu51.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ka78.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-xj72.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-nb14.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-he11.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-jq84.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-aw47.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-aa75.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ux43.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ms56.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zq36.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yg73.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-iq86.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-um87.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rv16.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-yf71.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-zk24.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-df79.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-ln41.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-la53.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-lj35.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-rc21.html http://www.advantachart.com/pics/luminox-mm77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fl80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pi09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-na72.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wc77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vy32.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bz09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fk51.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-oq71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uf38.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ak48.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xm67.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fv53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-up64.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lb84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lg66.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pp77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cb46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bv13.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zh07.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-om20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-re49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mg13.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qs83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-am27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cc05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xc89.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xa86.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dg28.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hr70.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ub93.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uw26.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fs57.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ru07.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qs18.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ro76.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-od45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bg95.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lh94.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mb70.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-de30.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fp29.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fd35.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zn06.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gi00.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-om12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lg68.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-af96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-up84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ap99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fi45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bx15.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bp56.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rg89.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gv25.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hw50.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ii85.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nc89.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ba16.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pk42.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-oi76.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fc67.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lc21.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-aq61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dp61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-au58.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mc90.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pj60.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cu46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-db48.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dk03.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ss61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qm09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zm87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ly34.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-tv05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rg24.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zo47.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xw80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-or05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rs87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cv03.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ja42.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-by67.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qh74.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bh12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-in16.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ta49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-je36.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-av18.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ge09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lz43.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jz71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kk18.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jc31.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wn17.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fk99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nq56.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ps11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vg98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cz69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qj54.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jo96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hf87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sx37.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mw65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qd52.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qk73.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yr97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-np43.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-db30.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gr36.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kd78.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yx84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zx95.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-zo84.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ll37.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-py27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yl64.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ba61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ie20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vq20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-of86.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ro08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vk75.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dh11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eg00.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nc71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cz64.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ya39.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uo04.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xy34.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-do82.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-si14.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mj11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lf95.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sg50.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vb22.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xd88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hl17.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pz98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-on19.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-li56.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-af73.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-to46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-po11.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ea23.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ht26.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bs49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wo86.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pa97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rt88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bl80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yd69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-iu83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yc58.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uo40.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rc70.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ww14.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bc73.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jy41.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ro65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mp66.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-et34.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gd06.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ie07.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jp23.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ar35.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cn46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hn81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mq44.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bk23.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dp02.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ah09.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ba98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yg99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yq04.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dz29.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mv74.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ao79.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pp20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rw94.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-it87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-df24.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jw87.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kg88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gd40.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vv53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ic12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pq52.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wn53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-js08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nx55.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qw98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-de27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-du97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kz43.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mk48.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gv96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cn79.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-cs03.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pi51.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-he96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qf66.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kn96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-yc44.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-by12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kw96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gf71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dy02.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ho10.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dq71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ow47.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fj27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-if24.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw76.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jd81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-un53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-co35.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-hg85.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ws57.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ui49.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xl75.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eb63.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rk91.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pw12.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ss74.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eq91.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-gj71.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ge96.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lo08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sc51.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ai75.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kn60.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wm29.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sl08.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-mo83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-qc63.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-rs45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-nf88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-re20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw01.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ws17.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ix91.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uk85.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-su42.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uh83.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wn45.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xg69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ek05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-fj69.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-eg31.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-sy27.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ns61.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-od77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kk65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-si90.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-uj97.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lo46.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dz65.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-xi81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ow81.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wh58.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dq80.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-pj53.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lj39.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-dt20.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ip99.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-kb98.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-lc82.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-wc40.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-as05.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-ep57.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jh77.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-jr88.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-by90.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-tw47.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-bw31.html http://www.dialoguematters.co.uk/img/luminox-vj54.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hf68.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-sx16.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hr46.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rz07.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rr92.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-bl61.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-of45.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kl69.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-cy66.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lo00.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ld25.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ua77.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ra27.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kn20.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ni80.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lc54.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ri61.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-gn07.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pr67.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-eh18.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-xm06.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hs67.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ns91.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fy45.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ql86.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ky70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lm49.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-yp30.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-jr11.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ya05.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-tq24.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-bw31.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-mv65.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-uk16.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-zm78.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-wm43.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-nr71.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kl66.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-he43.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ug02.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-la60.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-qz27.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-se53.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-nk34.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pr58.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-kl91.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-vl47.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ic16.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ay85.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-sa81.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-am81.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-dh70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-yh15.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-cj08.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pb34.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rb70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fi65.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-av26.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-rc47.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-hr45.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-mz40.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-qw81.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-pn96.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ns18.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ey39.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ff69.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ah92.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ex68.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-zc01.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-qv89.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-jk86.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-lf96.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-mt88.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-oh09.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-xa70.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-wl09.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fe49.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-ri03.html http://www.m3nergy.com/images/css/luminox-fb86.html